Devido à suspensão das linhas de ônibus na região metropolitana, como medida de contenção e enfrentamento ao Coronavírus, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social está reduzida em aproximadamente 85%, pois dependem do transporte público para chegarem a Mendes.
Em razão disso, a partir do dia 23 de março, os CRAS e CREAS estarão fechados, realizando os atendimentos emergenciais no Centro de Convivência do Idoso Vó Maria, às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, de 9h às 15h.
Serão consideradas urgências:
- Auxílio Funeral;
- Demais Benefícios Eventuais, que exijam atendimento imediato;
- Atendimentos às famílias com perdas e/ou cujos imóveis foram “interditados” em decorrência de chuvas.
Os acompanhamentos socioassistenciais regulares e demais demandas, somente nesse período de contenção e enfrentamento ao COVID-19, serão atendidas pelo telefone 24 2465-4371, com orientações e/ou agendamentos.
Em relação ao Programa Bolsa Família, o Ministério da Cidadania, através da Portaria Nº 330, DE 18 DE MARÇO DE 2020, determinou o adiamento por 120 (cento e vinte) dias do cronograma de bloqueio e de suspensão de benefícios. (Bolsa Família e BPC/LOAS).
Ou seja, pelo prazo de 120 (cento e vinte dias) não haverá bloqueios e suspensão do Bolsa Família para as famílias que tiveram descumprimento de condicionalidades e não haverá bloqueio ou suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) que estiverem com o cadastro desatualizado. Portanto, o Programa Bolsa Família NÃO ATENDERÁ, no prazo de 60 dias, os seguintes casos:
- Atualização de Cadastro Único para fins de manutenção do benefício do Programa Bolsa Família;
- Atualização e entrega de Folha Resumo de Cadastro Único para fins de Benefício de Prestação Continuada;
Os beneficiários que já receberam aviso de bloqueio ou suspensão, até o momento, deverão fazer contato pelo telefone 24 2465-0661 ramal 2314, para agendar atendimento, a fim de evitar aglomerações.
Demais demandas serão atendidas pelo telefone do setor 24 2465-0661 ramal 2314, que funcionará às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, de 9h às 15h, com as devidas orientações e/ou agendamentos para os casos emergenciais.
A Secretaria Municipal de Assistência Social agradece a compreensão de todos e ressalta que não medirá esforços para garantir o atendimento à população que necessita da política de assistência social.
Secretaria Municipal de Assistência Social